FreeBSDBrasil
......
Voltar
Noticias
Acontecem os Exames Preliminares de Certificação.

Aconteceu na primeira quinzena de Junho, em Belo Horizonte e São Paulo, as provas para Exames Preliminares de Certificação BSDA do Grupo de Certificação BSD. Acompanhe como foi a semana de Certificação.

Na semana de 4 de Junho, o Grupo de Certificação BSD iniciou seu processo de Examinação Preliminar da Certificação BSDA no Brasil. De acordo com o solicitado pela avaliação de psicometria, o somos um dos três países a participar da Examinação Preliminar. Os testes no Canadá e Alemanha já foram iniciados e concluídos, e nessa quinzena, em Belo Horizonte, na sede da FreeBSD Brasil aconteceu o exame da primeira turma, e em São Paulo, a terceira.

Ainda nessa segunda-feira, dia 4, as 15 horas a segunda turma de Examinação estará na FreeBSD Brasil fazendo os testes, e na sexta-feira as 9:00 horas, será São Paulo, onde o time de Proctors do Grupo de Certificação FreeBSD aplicará a prova nas dependências da Stefanini Training.

O exame está sendo aplicado por Patrick Tracanelli e Jean Melo, os dois únicos Proctors para a América Latina. Nesse momento os exames estão em pleno andamento. Acompanhe as considerações iniciais dos Proctors:

"O processo tem se mostrado muito simples e claro. A compreensão sobre o formato do Exame, o preenchimento do gabarito e os múltiplos perfis de provas subetidos da Sede do Grupo de Certificação BSD, no Canadá, segue um padrão intuitivo e claro. Inclusive com todas as instruções, a prova e o formulário codificado e respostas e dados do candidato em Inglês, ninguém teve até agora dificuldade. O que ilustra o bom nível dos participantes até o momento." , cita Patrick Tracanelli.

Acompanhe ao longo da semana, nessa mesma notícia, a continuidade do relato de como anda o processo de Examinação Preliminar do Exame de Certificação BSD Associate.

O primeiro dia de Exame Preliminar terminou com sucesso. Em conversa com cada um dos participantes, todos concordaram que o exame cumpre a função primária: avaliar e certificar proficiência de um administrador de sistemas BSD de nível Júnior. De fato, alguns consideraram o exame muito justo. Outros acharam o exame fácil, no geral, o que é curioso pois os relatórios do Canadá e Alemanha apontam opinião contrária, a maioria dos examinados nesses dois países consideraram o teste difícil.

Uma consideração interessante feita por mais de um participante, é que o exame poderia ser mais difícil e ter um número um pouco menor de questões. Mas contando com a necessidade de 80% de acerto para aprovação, todos consideraram justiça no método de avaliação. Método esse alias, elogiado pela maioria, que diz preferir exames paper-based ao invés do padrão VUE/Prometric.

Todos disseram que as questões estavam muito claras, não fazendo diferença o fato da prova ser toda em inglês. De fato alguns até citaram que como os sistemas BSD são essencialmente em inglês, faz muito sentido que o exame seja em inglês também. Sentiram-se a vontade.

Os exames tiveram cerca de 120 questões, e a média de tempo para completar plenamente o exame foi de 1 hora de 40 minutos. Alguns terminaram em cerca de uma hora, enquanto um examinado levou 2 horas e 20 minutos. O formato para resposta (gabarito) foi igualmente claro, e tivemos a presença de dois empregadores, um, proprietário de um provedor Wireless, e outro, supervisor de uma conhecida Universidade em São Paulo.

O objetivo deles em participar do Exame Preliminar foi muito interessante: avaliar o nível do Exame BSDA para decidir se vão exigir a certificação de sua equipe técnica. Informaram que gostaram do nível da examinação.

 Todos os participantes do exame de certificação assinaram um termo de não divulgação de informações (Non Disclosure Agreement) que os proíbe de comentar/discutir sobre o conteúdo de sua avaliação.

Em São Paulo o exame teve um número de participantes abaixo do esperado, motivado segundo a maioria dos ausentes pelor ser no meio de um fim-de-semana prolongado, seguido de uma quinta-feira de feriado.

O retorno dos profissionais examinados em São Paulo porém, foi extremamente positivo e relevante para a avaliação de psicometria, tendo um relatório de 2 páginas sido produzido com base no feedback desses profissionais.

Os resultados serão enviados até o final de Julho para todos os profissionais que participaram dos exames preliminares da Certificação BSDA, e posteriormente divulgados de forma estatística para a comunidade. A porcentagem de aproveitamento desejada é 80%, mas a psicometria pode redefinir essa base de corte para aproveitamento em função da proficiência avaliada junto aos examinados.

Por: Redação FreeBSD Brasil LTDA em 2007-06-19 12:05:05

a
 
© 2002-2014 - FreeBSD Brasil Ltda - Todos os direitos reservados.